Cidade em jogo : uma proposta para o ensino de história local da cidade de Campinas



Trabalho

Ano: 2020

Tipo: Dissertação

Agência fin.: CAPES

Grau: Mestrado profissional

Disciplina: Ensino de História

Universidade (IES): UNICAMP

Faculdade/Departamento: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas

Programa: Mestrado em Ensino de História

Fonte de dados: UNICAMP DSpace

Autor: Pereira, Lucas Rosa

Orientador: Josianne Francia Cerasoli


Assunto: Ensino de historia,Jogos,Historia local,Cidades e vilas - Historia,Campinas (SP) - Historia,History teaching,Games,Local history,Cities and towns - History,Campinas (SP) - History


Resumo: Resumo: A presente dissertação propõe a criação de um jogo baseado na história da cidade de Campinas-SP e a partir dele contempla três objetivos complementares: desenvolver o jogo como ferramenta pedagógica para o ensino de história na educação básica, discutir os usos e transformações ocorridos na cidade, refletir sobre a vida urbana contemporânea, com especial atenção para esta localidade. O recorte temático compreende a implantação do Plano de Melhoramentos Urbanos, proposto pelo engenheiro-arquiteto Prestes Maia na década de 1930 e desenvolvido nas décadas seguintes. Almeja-se proporcionar de forma dinâmica a reflexão dos estudantes sobre as tensões e contradições na execução do projeto urbanístico em questão, identificando os diferentes interesses envolvidos e os impactos causados ao longo das intervenções previstas para a cidade. De forma complementar, busca-se a promoção, no ensino básico, de um trabalho de história referenciado localmente: uma maneira de romper com a tradicional reincidência de análises históricas macroanalíticas, generalizantes e pretensamente nacionais. Essa ferramenta pedagógica propõe uma variação de escalas tradicionais de análise no saber histórico escolar, colocando os espaços próximos à comunidade escolar como objetos centrais de estudos, favorecendo um conhecimento mais complexo, diverso e enriquecedor. Portanto, o produto didático proposto pretende, ao mesmo tempo, levantar os conhecimentos oriundos da investigação dos estudantes sobre as contradições existentes no Plano de Melhoramentos Urbanos e relacioná-los a uma reflexão a respeito da cidade, tal como existe hoje


Abstract: 'Abstract: This work seeks to create a game as a pedagogical tool for history teaching about Campinas-SP city. The thematic approach concerns the execution of the "Plano de Melhoramentos Urbanos" (Urban Improvements Plan), made in the 1930s and proposed by the engineer-architect Prestes Maia. It aims to propose, in a dynamic approach, reflections about the tensions that emerged as the plan interventions were implemented, identifying the different interests related to the Plan and the impacts caused on Campinas city and inhabitants. Also, this game seeks to offer a tool for teaching local history in basic education, varying the traditional and macro analytical approaches constantly used in Brazilian schools. For this, we propose a variation on scales of analysis studied in history classes, involving locations familiar to the school community as objects of history studies, providing a more complex and diverse knowledge. Therefore, more than just analyzing the historical changes during the city intervention related to the Plan, this work also attempts to provide reflections about the contemporary Campinas city, which is also experiencing continuous transformations, contradictions, and conflict,\$aMestrado,\$aEnsino de História,\$aMestre em Ensino de História,\$aCAPES'


Referência: PEREIRA, Lucas Rosa. Cidade em jogo: uma proposta para o ensino de história local da cidade de Campinas. 2020. 1 recurso online (180 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP.

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